O Perugia, da Itália, venceu o Minas por 3 sets a 0 (parciais de 25/19, 25/19 e 25/17) e vai à final do Mundial de Clubes. Encara o também italiano Trentino, que venceu o Cruzeiro na outra semifinal. A partida é neste domingo, às 16h (de Brasília), no ginásio Divino Braga, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.
Minas e Cruzeiro entram em quadra às 13h (de Brasília) para a disputa de terceiro lugar. Essa é a segunda participação do Minas no Mundiale também se tornou a melhor delas. Em 2016, a equipe mineira ficou em sétimo.
O primeiro set começou com o Perugia melhor, forçando o saque e com muitos erros do Minas. O time italiano abriu 7 a 3 e obrigou o técnico Nery Tambeiro a parar o jogo. Semeniuk, com um ace, fez 9 a 4 para o Perugia. Na sequência, o bloqueio do Minas funcionou e fez o time girar.
Os erros dos mineiros continuaram e, em toque na rede, fez o time italiano abrir 14 a 7. Na tentativa de melhorar, Nery colocou Paulo no lugar de Willian Arjona, e Rendrik no lugar de Visotto. Elian saiu para a entrada de Arthur Bento, mas o Perugia continuou avassalador no ataque e fez 19 a 12.
O técnico do Minas desfez a inversão e colocou Honorato em quadra fazendo a equipe minastenista crescer e chegando a 15 pontos contra os 21. O time italiano fechou o set em 25 a 19.
O segundo set teve um início com rally, e as equipes trocando pontoS. O bloqueio do Perugia funcionou assim como o ace. O time italiano abriu 4 a 2 e, rapidamente, chegou aos 9 a 5. O técnico Nery Tambeiro novamente parou o jogo na tentativa de acertar, principalmente saque e ataque.
O Minas conseguiu melhorar, forçou o saque e chegou a 15 a 11. Honorato e Elian foram a principal válvula de escape do time mineiro.
Num rally espetacular, o Perugia chegou ao set point, com o Minas somando apenas 18 pontos. Solé sacou para fora, mas na sequência, o Perugia fechou o set em linda bola de segunda de Giannelli, 25 a 19.
O terceiro set teve, no início, o destaque de muitos erros do Perugia, e o Minas arriscando mais. A equipe mineira forçou ataque e saque, conseguindo se manter colado no placar até 7 a 6. O time italiano se recuperou e abriu 10 a 7. O Perugia marcou 13 a 9, em lindo bloqueio triplo em cima de Paulo.
Em dois erros seguidos de Elian, na recepção, e depois, no saque, o Perugia chegou a 17 a 13. Depois de salvar uma bola improvável, o Minas cedeu o contra-ataque e acabou vendo o Perugia completar 23 pontos contra 17 do Minas em bloqueio para fora de Paulo no ataque de Leon.
Na sequência, Elian ficou no bloqueio duplo cedendo o match point ao time italiano. Em ponto de ace de de Semeniuk fechou o set em 25 a 17 e a partida em 3 a 0.