Em quatro jogos, três vitórias e uma derrota. Uma queda sofrida, é verdade. A seleção brasileira, porém, deixa Brasília com alguns aprendizados na bagagem. Após a vitória contra a Sérvia, em um processo de renovação, o técnico José Roberto Guimarães ressalta a importância das partidas contra rivais duros. É a forma de evoluir em meio a uma rotina cansativa de viagens e treinos.
Com três vitórias e uma derrota em Brasília, a equipe segue firme na briga pela classificação à fase final da competição. No total, são seis triunfos e duas derrotas até aqui. Na próxima semana, a seleção treina em Barueri, antes de embarcar para a Bulgária na última etapa da classificação. Em Sofia, o Brasil vai encarar China, Coreia do Sul, Bulgária e Tailândia, entre os dias 29 de junho e 3 de julho. Veja a tabela da Liga das Nações.
– Para gente, era uma semana muito complicada. Pegar a Turquia, que vem embalada, tinha feito uma boa primeira etapa. Jogadoras que conhecem muito a Gabi, por exemplo. Perder o primeiro set, depois vencer como foi, com o banco ajudando. Depois, Holanda, um jogo mais tranquilo. A derrota para a Itália foi uma informação muito importante para gente. Era praticamente o mesmo time que jogou a final (do Grand Prix) em 2017 contra a gente. Foi bom para nosso aprendizado. Sair de uma derrota e virar a página, esquecer aquele placar. Tivemos uma energia boa, informações do que a gente tinha que fazer – disse o técnico.
As duas derrotas na Liga até aqui, porém, não saem da cabeça do técnico. Zé Roberto diz que o time vai voltar a estudar Estados Unidos e Itália, já prevendo um possível novo encontro mais à frente, seja na Liga ou no Mundial.
– Depois da derrota de ontem, a retomada em menos de 12 horas foi muito importante. Você sai de uma derrota e já tem um jogo importante logo no dia seguinte, de manhã. E isso tem de se relevar. Mas, agora, as duas escolas que a gente perdeu, Estados Unidos e Itália, precisamos ver o que estão fazendo e conseguindo. Conseguiram nos surpreender, principalmente no saque. Precisamos treinar para ter mais leitura para quando nos encontrarmos novamente termos um resultado melhor.
Leia mais em: https://ge.globo.com/volei/noticia/2022/06/20/brasil-soma-licoes-e-ve-evolucao-em-busca-da-vaga-nas-finais-da-liga.ghtml