Pela primeira vez na atual temporada, o Minas bateu o arquirrival Cruzeiro. Depois de três confrontos (dois pelo Estadual e um pela Supercopa) com vitórias cruzeirenses, a equipe de William Arjona e Leandro Vissotto se deu bem no Ginásio do Riacho, em Contagem, justamente a casa do adversário. O jogo foi válido pela quinta rodada da Superilga de vôlei masculino e disputado na noite deste domingo.
A vitória por três sets a um (parciais de 21/25, 20/25, 25/17 e 23/25) fez o Minas assumir a liderança da competição, superando o Campinas, agora vice-líder da tabela. O resultado significou a segunda derrota seguida do Cruzeiro, no campeonato. O ponteiro Henrique Honorato, do Minas, levou o troféu Viva Vôlei, sendo escolhido o melhor em quadra em votação pela internet.
O Minas começou a partida em ritmo intenso. Eficiente na defesa e no ataque, a equipe do técnico Nery Tambeiro foi se aproveitando das falhas do Cruzeiro em quadra, principalmente nos saques forçados. O oposto Leandro Visotto também se destacou nos bloqueios, marcando pontos preciosos. No ataque do ponteiro Honorato, o Minas fechou o set em 25 a 21.
Os erros defensivos e ofensivos do Cruzeiro continuaram na segunda parcial. Dono das ações em quadra, o Minas abriu vantagem no placar. Com a entrada do ponteiro Rodriguinho e do levantador Uriarte, dupla que vem de lesão, a equipe cruzeirense chegou a empatar em 18 a 18. No entanto, a reação, praticamente, parou por aí. Com o central Matheus Pinta atacando pelo meio, o Minas chegou a a 25 a 20, fazendo 2 a 0 na partida.
O Cruzeiro foi para o tudo ou nada no terceiro set e começou bem. Forçando o saque, os donos da casa pularam na frente, sem deixar brecha para a reação adversária. Nery Tambeiro aproveitou para descansar os principais titulares do Minas e dar ritmo aos reservas. Intenso no saque e no ataque, o ponteiro López cravou o ponto final da parcial, ao bloquear Leandro Vissotto. Cruzeiro, 25 a 17 e 2 a 1 no jogo.