Jogando no Ginásio José Liberatti, em São Paulo, o Osasco impôs a primeira derrota do Minas, na atual edição da Superliga de vôlei feminino. Em partida disputada na noite desta terça-feira, pela quarta rodada do campeonato, a equipe paulista venceu de virada por três sets a um (parciais de 27/29, 25/17, 25/16 e 25/20).
Mesmo perdendo, o Minas segue na vice-liderança da tabela com nove pontos, seguido por Fluminense, terceiro colocado e pelo Osasco, em quarto lugar com oito. A ponteira norte-americana Micaya, da equipe paulista, foi escolhida a melhor jogadora em quadra e levou o troféu Viva Vôlei.
O primeiro set começou de forma intensa. O Osasco forçou o saque e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem. Pouco a pouco, o Minas foi tirando a diferença, mas só chegou ao empate no fim da parcial. A equipe mineira salvou quatro set points das adversárias, conseguiu passar à frente e fechar em 29 a 27, no ataque da ponteira Pri Daroit.
O Osasco não se abalou e manteve o ritmo. Voltou a abrir larga vantagem (12/6), chegou a ver o Minas encostar, mas administrou a vantagem desta vez. Muito eficiente na defesa, a equipe do técnico Luizomar de Moura fez 25 a 17, no ataque da central Fabiana, empatando a partida.
A recepção era um dos principais destaques do time paulista. Dessa forma, o Osasco voltou a pular na frente. O terceiro set também foi marcado pelos protestos dos dois times contra as marcações da arbitragem. Com o Minas errando muito, o Osasco virou o jogo. Fechou em 25 a 16, no ponto de saque da oposta polonesa, fazendo dois sets a um.
Em um dos pedidos de tempo, Nicola Negro, técnico do Minas, resumiu: “Bloqueio e defesa, precisamos demais hoje”. A fala retratou bem o momento da equipe mineira, que não se encontrava em quadra. Do outro lado, o Osasco tinha controle do jogo, que chegou à vitória no bloqueio da central Adenizia, fazendo 25 a 20 e três sets a um.
O Osasco volta a jogar na próxima sexta-feira, às 21h, diante do São Caetano, pela quinta rodada da Superliga. No sábado, o Minas tem a chance de reagir na competição. A equipe mineira recebe o Praia Clube, às 19h, em Belo Horizonte.
Leia mais em: https://ge.globo.com/mg/volei/noticia/2022/11/15/de-virada-osasco-vence-e-quebra-a-invencibilidade-do-minas-na-superliga.ghtml